É normal o ser humano transpirar. A função da sudorese é essencialmente controlar a temperatura do corpo. É perfeitamente normal suar quando se está com calor, está praticando atividades físicas ou em situações específicas como momentos de raiva, estresse ou medo. Porém, a sudorese deixa de ser normal quando seu excesso começa a afetar a qualidade de vida do indivíduo.
Como o próprio nome sugere, o excesso de suor ocorre em pontos específicos do corpo, normalmente nas palmas das mãos e embaixo das axilas. Surge na infância ou adolescência e normalmente existe a ocorrência de casos na mesma família. Esta condição afeta cerca de 3% da população, porém menos de 40% procura ajuda médica.
Neste caso, a sudorese excessiva acontece em todo o corpo e é decorrente de uma condição médica ou pelo efeito colateral de medicação e não tem indicação para tratamento cirúrgico.
O procedimento é bem simples, minimamente invasivo e na maioria das vezes o paciente vai para casa no mesmo dia. São feitos um ou dois pequenos cortes abaixo das axilas, onde o cirurgião vai acessar o feixe de nervos responsável pela irrigação autônoma dos membros superiores e será feito um isolamento.
Em alguns casos, após a cirurgia, é observado a hiperidrose compensatória, que é o aumento da sudorese em áreas do corpo como torso, nádegas e coxas, mas considerando a área corporal, a mudança é muito discreta, caso a indicação e técnica cirúrgica sejam precisas.
Mãos ressecadas podem ser uma queixa presente devido a desnervação autonômica e pode ser controlado com tratamento farmacológico.
A Simpatectomia Torácica é coberta pelos planos de saúde. Converse com um especialista e veja o melhor tratamento para seu caso.