A exemplo de outros tipos de neoplasia, como o câncer de próstata e de mama, onde são feitos exames preventivos, o câncer de pulmão também pode ser prevenido , mesmo sendo o principal caso de morte entre todas as neoplasias.
O grande problema desta doença, é que quando os sintomas surgem, normalmente a situação já é crítica e na maioria das vezes não pode mais sequer se submeter a cirurgia, o que, a luz das evidências atuais, ainda é o melhor tratamento e potencialmente curável.
Indivíduos que pertencem ao menos uma categoria acima são indicados a realizar, a título de prevenção, uma tomografia de baixa dosagem de radiação(TCBD) por ano, onde, caso seja detectado nódulo pulmonar, será possível tratar e cuidar da doença ainda em seu início, reduzindo assim a chance de complicações e agravamento.
Para se ter uma ideia da importância deste exame, a mamografia, que é amplamente divulgada, reduz a mortalidade em 13% do câncer de mama quando encontrados nódulos malignos e a tomografia reduz em até 20% a mortalidade de indivíduos que possuem nódulos pulmonares malignos.
O exame é simples, rápido, indolor, não necessita de contrastes ou aplicações intravenosas e principalmente, dá ao indivíduo o conhecimento antecipado da doença enquanto é possível trata-la. Além disso a TCBD é capaz de detectar outras complicações pulmonares e torácicas decorrentes do tabagismo.
A Real Cirurgia Torácica entende que a abordagem do câncer de pulmão deva ser multidisciplinar. Utilizamos o Real Hospital Português para reunir as melhores equipes de oncologia clínica, pneumologia, radiologia intervencionista, radioterapia e patologia clínica, tudo em um só lugar.