É a protrusão deformada da parede anterior do tórax. Existem dois tipos de pectus carinatum: Condrogladiolar, mais comum, popularmente conhecido como “peito de pombo”, em que a porção média e inferior do esterno é projetado para a frente do tórax; e o condromanubrial, mais complexo e raro, caracterizado pela proeminência da parte mais superior do esterno, conhecido coo manúbrio.

É raro e acomete cerca de 1 para ada 1.500 pessoas., mais comum em homens que mulheres, incidência familiar (cerca de 25% dos pacientes referem parentes como também portadores). A sua causa é a mesma do pectus excavatum: o crescimento anormal das cartilagens costas, desta vez projetando o esterno para a frente.

Normalmente diagnosticados na adolescência devido a acentuação da deformidade e normalmente é assintomático, não causando nenhuma consequência física ou funcional para o paciente.

A decisão de tratar depende da severidade do defeito e o grau de comprometimento do bem-estar psicossocial. Para os casos leves, a utilização de órteses torácicas que servem para comprimir por tempo prolongado a parte protuberante, deve ser utilizado nos pacientes mais jovens, com menos calcificação óssea e com arcabouço mais flexível. Os resultados podem ser surpreendentemente bons quando todo o protocolo de uso é seguido corretamente.

Para os casos mais graves, naqueles refratários ao uso de órteses e em pacientes na idade adulta (devido a menor flexibilidade do arcabouço ósseo), o tratamento cirúrgico pode ser uma opção. Neste caso, consiste na retirada das cartilagens defeituosa e no reposicionamento do esterno. Os resultados são ótimos e com alto grau de satisfação relatados em mais de 90% dos pacientes.